Daisypath Anniversary tickers Lilypie Pregnancy tickers

domingo, 31 de outubro de 2010

Minha Sexta Semana de Gravidez

31/10/10  - Hoje começa minha sexta semana de gravidez, como passa rápido!!!!
                    Tive uma mega dor de estômago que durou o dia todo, parecia uma dor aguda de gastriste.
01/11/10 - Minha tosse está passando finalmente, não tive nenhum sintoma novo hoje.
02/11/10 - Eu nunca sei o que vai acontecer no dia seguinte. É sempre uma surpresa. Hoje ao acordar notei que minha barriga estava toda "empipocada" e coçava muito. Tive bastante cólica o dia todo, diarréia e enjôo. Falta pouco para o dia do Ultrasom, não vejo a hora de saber quantos bebês são e se estão bem.
03/11/10 - A alergia da minha barriga está um horror, passei no pronto socorro e a médica qque me atendeu disse que poeria ser rubéola, mas eu estou imunizada e não tive febre, então, deve ser alguma outra coisa. Ela me prescreveu um anti-alérgico, mas fiquei com receio de tomar sem falar com o meu médico
04/11/10 - Minha alergia começou a espalhar pelo corpo, falei com o Dr Felipe e ele me disse pra tomar correndo o anti-alérgico porque a alergia produz substância que não são boas para o bebê.  Fiz outro exame de beta HCG e deu 44694 super alto. Sinal de que a gravidez está evoluindo bem. Minha progesterona e o estrogênio também estão bem.
05/11/10- Hoje é o grande dia, nosso primeiro ultrasom, vamos saber quantos bebês são.
Daqui a pouco iremos na consulta médica e saberemos, como estão os pimpolhos ou pimpolho..


Vídeo da sexta a oitava semana de gestação:
http://www.youtube.com/watch?v=8Jbz92SivyY





Bebê na sexta semana.
Os primeiros batimentos cardíacos do embrião já começaram. Ele mede cerca de 2,5 mm de comprimento no início dessa semana e tem a forma de um "S". O embrião já apresenta o esboço da cabeça, coração e um tubo neural. O crescimento é muito rápido nessa fase. O cordão umbilical se forma. Os olhos e ouvidos começam a se desenvolver, bem como a boca e a língua. O coração primitivo já começou a bombear sangue e a maioria dos órgãos estão em formação. O coração e o fígado combinados possuem o mesmo volume da cabeça nesse período. Os brotos dos futuros braços e pernas começam a se formar.O cérebro cresce. No final desta semana o embrião adota a forma de um "C", mede cerca de 5,0 mm e pesa em torno de 0,4 g.
Brotos dos membros superiores e inferiores estão em fase de formação.
Esse é o começo do período embriônico. Um período extremamente importante no desenvolvimento de seu bebê! Ele é, nesse período, muito sensível à fatores que podem interferir em seu desenvolvimento. Grande parte das malformações originam-se nesse período crítico.
Órgãos como os rins e o fígado, começam a ser formados. O tubo neural, o qual conecta o cérebro e espinha se fechará essa semana. Os intestinos também estão em desenvolvimento. Sua aparência está modificando e logo será possível visualizar braços e pernas.
Abaixo da abertura onde no futuro será sua boca, pequenas camadas podem ser observadas, essas são onde o pescoço e mandíbula inferior se desenvolverão. Nessa semana também, características faciais começam a se formarem. As narinas estão se distinguindo e a versão prematura das retinas oculares também estão sendo formadas.

A mãe pode notar que a cintura aumentou um pouco. É normal a futura mamãe se enjoar muito, não comer direito ou vomitar, podendo perder peso, mas algumas mulheres já começam a ganhar algumas gramas ou até quilo.
Enjôos ainda são freqüentes, azias e prisão de ventre podem aparecer como desejos por alguns alimentos e repulsas por outros.
Cuidados com o peso
Desde o início da gravidez é preciso muita atenção com a alimentação. É ela que garantirá o ótimo desenvolvimento e crescimento fetal. Mas boa alimentação não quer dizer "comer por dois!".

Um ganho de peso exagerado aumenta os riscos de sua gestação desenvolver complicações para você e seu bebê até durante o parto. Portanto, procure ganhar em torno de 1 a 1,5 quilo por mês.
Faça refeições balanceadas ricas em nutrientes, como cálcio, vitaminas, ferro, magnésio, iodo e zinco. Beba muito líquido, de preferência água.
Cuidados também para a mamãe que enjoa muito e chega a vomitar. Perda de peso é tão perigoso quanto exagerado ganho.





O que você pode fazer para ajudar a futura mãe com as náuseas?
  1) Certos aromas podem desencadear os enjôos - café, perfumes, cigarro, creme de barbear, sabonete, suor, etc. Tente mantê-la afastada desses cheiros até que o mal estar melhore.
  2) Encoraje a futura mamãe a fazer uma dieta saudável rica em proteínas e carboidratos e a beber bastante líquido, especialmente, água.
  3) Coloque alguns biscoitos salgados tipo "crackers" ou "pretzels" no criado mudo e peça para ela comer alguns antes de se levantar.
  4) Entenda que ela pode não se sentir bem ao cozinhar, lavar pratos e roupas e outros afazeres domésticos nesse período. Você poderia ajudar muito sugerindo que ela descanse enquanto você dá uma mãozinha, fazendo o que não costuma fazer, ou arranjando alguém para fazer esses serviços (caso seja possível).

Nenhum comentário:

Postar um comentário