Daisypath Anniversary tickers Lilypie Pregnancy tickers

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Gravidez semana a semana

A gravidez propriamente dita inicia-se quando o embrião consegue implantar-se no endométrio; no entanto, a mulher ainda não sabe que está à espera de um filho.
A partir desse momento, a comunicação materno-fetal produz-se através da placenta, que se une ao embrião por meio daquilo que será o cordão umbilical: uma espécie de correia transportadora de nutrientes e de oxigénio para o bebê, que também devolve ao organismo materno o dióxido de carbono e os produtos recusados pelo metabolismo fetal.
 
Uma gravidez tem a duração de 40 semanas contadas a partir da data da última menstruação da mulher. Ou seja, 38 semanas após a fecundação (que acontece duas semanas depois da menstruação, quando a mulher tem a ovulação).
Se falarmos, por exemplo, da semana 12, referimo-nos a 12 semanas contadas desde a última menstruação, embora o embrião tenha apenas 10 semanas de vida.

O que acontece no primeiro trimestre da Gravidez
Durante esta etapa produz-se a organogénese completa (formam-se o corpo, os membros, a cabeça e todos os órgãos internos). Por isso, é muito importante que neste período a mamãe não tome medicamentos nem se exponha a outros factores de risco.


2ª semana
Minha Gravidez Semana a Semana
A fecundação, isto é, o encontro do óvulo com o espermatozóide, ocorre ao fim da segunda semana, geralmente na trompa.
Um único espermatozóide de milhares contidos no sêmem do homem é capaz de fecundar o óvulo. Nesse momento, as características físicas do seu bebê são definidas como a cor dos olhos e cabelo, sexo e estatura.
O ovo ou zigoto, como o óvulo fecundado é denominado, passa a se dividir em milhares de células enquanto se dirige ao útero que se prepara para recebê-lo tornando-se mais espesso.


3ª semana
Minha Gravidez Semana a Semana
Nesta semana o zigoto se implanta no endométrio (revestimento do útero) podendo ocorrer um pequeno sangramento que não prejudica a gravidez ou um corrimento vaginal intenso.
O zigoto continua a se multiplicar e desenvolver rapidamente. A partir do momento em que se implanta no útero, começa a formação da placenta.
A placenta alimenta o bebê durante toda a sua estadia dentro do útero. Ao fim da gravidez, esta pode chegar ao peso de 400g.
Se a mãe pudesse ver esse pequeno aglomerado de células, o tamanho seria de uma cabeça de alfinete.
Nenhum sintoma é sentido pela mãe ainda. Só uma mulher que conhece muito bem seu corpo e estiver muito atenta a qualquer sintoma diferente saberá que está grávida.

Cigarro
Ficar longe dos cigarros e de pessoas fumantes é a melhor opção da futura mamãe. Os cigarros, além dos prejuízos para a mamãe, podem causar aborto, partos prematuros e baixo peso ao nascer, mesmo que o bebê não seja prematuro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário