Daisypath Anniversary tickers Lilypie Pregnancy tickers

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Muco Cervical - Método de Billings

Método de ovulação Billings, também designado Método do muco cervical, é um método contraceptivo, em que a mulher identifica o seu período fértil, com base nas propriedades visco-elásticas de um muco produzido pelo útero e que escorre pela vagina. Durante o período fértil, o muco apresenta-se mais fluido que o comum, mais transparente e elástico. Nos períodos inférteis, a mulher sente-se completamente seca.
A confiabilidade deste método é muito elevada, com 99% de eficácia. Além disso, promove a cumplicidade entre o casal, evitando os dias férteis, o que pedirá diálogo, carinho e compreensão. Responsabilidade e decisão do casal. Não agride o corpo de nenhum dos dois. Os dois poderão ainda programar a vinda dos filhos no momento certo, apenas intensificando o relacionamento sexual nos períodos propícios para a gravidez.
Até a década de 50, no século passado, o método rítmico – conhecido popularmente como tabelinha -, era o único método natural conhecido para o planejamento familiar.
Pensando sobre isso o Dr. John J. Billings, médico neurologista e membro da Universidade de Melbourne (Austrália), resolveu dedicar-se ao estudo da literatura médica com o objetivo de encontrar informações que indicassem a possibilidade da mulher identificar com a maior precisão possível os dias férteis de seu ciclo ovulatório.
Encontrou vários informes sobre um muco filamentoso e lubrificante, produzido pelas células da cérvix (colo uterino) perto do tempo da ovulação.
Mesmo que vários médicos observassem a presença desse muco durante muitos anos não há informações a respeito dos ginecologistas terem questionado às mulheres sobre seu próprio conhecimento a respeito. Os estudos do Dr. Billings se aprofundaram e envolveram ainda o Dr. James Brown, médico endocrinologista e a Dra. Evelyn Billings. Ele se convenceu, com a colaboração de um pequeno grupo de mulheres a quem questionou a respeito, que diferentes tipos de muco são observados durante o ciclo menstrual. Com a colaboração de centenas de mulheres, pode ser estabelecido um padrão típico de muco. Tanto a sensação que esse tipo de muco provoca como sua aparência são meios para que a mulher possa reconhecer sua fertilidade.
Nos anos 70 concluiu-se um longo estudo clínico sobre o muco e foi criado o Método para a utilização do padrão de fertilidade como forma de espaçar a gravidez.
Observação constante do corpo
Um casal que opta pelo planejamento familiar natural (PFN) sabe que a base do método é a observação diária daquilo que acontece no corpo feminino.
Essas observações deverão ser anotadas todas as noites.
O padrão básico de infertilidade (PBdeI) num tipo comum de ciclo, é a sensação de secura experimentada pela mulher após o sangramento menstrual.
O primeiro sinal de muco do tipo pegajoso e filamentoso depois dos dias secos é indicação da mudança para a ovulação.
O muco tipo fértil já foi descrito de várias maneiras: como fios de clara de ovo cru, liso ou escorregadio. Pode ser claro, turvo ou manchado de sangue.
Considera-se dia mais fértil do ciclo, chamado ápice, como sendo o último dia em que o muco aparece filamentoso e distensível ou produz a sensação de lubrificação. O que só pode ser observado no dia seguinte ao ocorrido.
Tendo ovulado, a mulher apresentará secura característica e poderá considerar que o óvulo está morto após três dias secos consecutivos a partir do ápice
fonte - Wikipédia
Mais sobre o Método de Billings - http://www.woomb.org/bom/index_pt.html

No youtube há vídeos sobre o Método Billings (em espanhol)

METODO BILLINGS PARTE 1
http://www.youtube.com/watch?v=ZG1PhiK6-uE

METODO BILLINGS PARTE 2
http://www.youtube.com/watch?v=ORyMtemCZ3o&feature=related

METODO BILLINGS PARTE 3
http://www.youtube.com/watch?v=BsMfN-709hI&feature=related


Mais Informações sobre o Muco Cervical

Modificações do muco cervical ao longo do ciclo menstrual

Fase pré-ovulatória
Ao término da menstruação, pode começar uma fase seca ou com secreção igual e contínua na aparência e na sensação que dura, em geral, dois, três ou mais dias. Às vezes o muco aparece na própria menstruação ou logo no primeiro dia de seu término, especialmente nos casos em que o período menstrual é longo e o ciclo é curto.

Fase ovulatória
O muco que inicialmente é esbranquiçado, turvo e pegajoso, vai se tornando a cada dia mais transparente, elástico e lubrificante, semelhante à clara de ovo, podendo-se esticá-lo em fio - este é o período favorável para a penetração dos espermatozóides no canal cervical, definido como ápice. Havendo fluxo mucoso, e/ou sensação de lubrificação, o casal deve abster-se de relações sexuais, quando não deseja a gravidez.

Fase pós-ovulatória
Na 4ª noite após o dia ápice a mulher entra no período de infertilidade, que dura mais ou menos duas semanas. Em resumo, pode-se identificar o período fértil da seguinte maneira:
- A presença do muco e sua modificação, com sensação de umidade, sempre indica o começo do período fértil.
- O dia ápice significa que dentro de aproximadamente 48h a ovulação já ocorreu, está ocorrendo ou vai ocorrer.
- Na 4ª noite após o dia ápice começa o período infértil.

a) Observar, diariamente, a presença ou ausência de fluxo mucoso através da sensação de secura ou umidade da vulva.
b) Analisar as características do muco, de acordo com a descrição anterior (muco pegajoso, turvo, elástico, claro, transparente ou sensação escorregadia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário