Daisypath Anniversary tickers Lilypie Pregnancy tickers

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Minha décima sexta semana

Minha décima sexta semana começou em 9 de janeiro
Continuo sentindo as vibraçoes do bebês na barriga
13/01/2010 Fiz um ultrasom e finalmente sabemos o sexo dos bebês: É um casal !!!
Estamos radiantes.


16ª Semana (4º Mês Lunar)
O comprimento dos bebês varia de 10 a 12cm e pesam entre 150 a 165g. Na ultrassonografia já é possível verificar se os rins, estômago e bexiga estão em forma, dimensões e aparência normais. É possível visualizar os três vasos do cordão umbilical. As faces dos bebês estão totalmente formadas. O comprimento do fêmur e úmero é praticamente igual, aproximadamente 21mm. A pele é muito fina, na ultrassonografia são facilmente visualizados os ossos.
Através do ultra-som, é possível distinguir o sexo do bebê. Nesta semana, são raros os casos que devido a posição dos bebês não seja possível identificar os sexos. Ao fazer o exame de ultrassonografia, procure por médicos que tenham especialidade em Medicina Fetal, eles terão olhos mais treinados e paciência para identificar o sexo dos bebês.
Caso sinta tipo um formigamento em determinado local da barriga, você pode estar sentindo os movimentos dos bebês. O movimento é muito leve, mas já é perceptível para algumas mamães.

Desenvolvimento do embrião: As unhas estão bem formadas e pernas e braços estão mais longos agora, pernas mais longas que os braços. À cada semana que passa fica melhor para distinguir o sexo do bebê e é bom sempre lembrar o seu médico de verificar novamente se você vai querer saber o sexo do bebê com antecedência.
Dependendo de sua sensibilidade, será possível começar a sentir os movimentos do bebê à partir dessa semana mas, ainda pode ser muito cedo para a maioria das mulheres.

Mudanças em seu corpo: Conforme o seu bebê está crescendo e desenvolvendo, da mesma forma está o útero e a placenta. Há seis semanas atrás, o seu útero pesava 140g. Agora ele pesa 250g. A quantidade de líquido aminiótico em volta do bebê também está aumentando. Há no momento, em torno de 250ml de líquido. O útero pode ser sentido por volta de 7,6cm abaixo do seu umbigo.
Entre 16 e 18 semanas de gestação o seu médico pode pedir um teste de Alfa-fetoproteína. Esse serve para indicar problemas como anencefalia e espinha bífida.
Agora que sua barriga está começando a crescer, é um bom momento para começar a reeducar sua posição para dormir. Nos próximos meses e especialmente no último trimestre da gravidez ficará cada vez mais difícil de encontrar uma posição confortável para dormir, por isso, comece desde já a deitar-se de lado. Dormir de costas não é uma boa idéia pois o peso do seu útero em crescimento põe muita pressão em veias importantes como a aorta que corre atrás do seu abdomen. Isso pode diminuir a circulação para o seu bebê e partes de seu corpo. Algumas mulheres sentem como se não pudessem respirar direito ao deitarem nessa posição.
Dormir de brusso põe muita pressão sobre o útero em crescimento. Não é recomendável à partir de agora. Tente acostumar-se a dormir de lado daqui para a frente
.



Um comentário:

  1. Olá!
    Acho muito lindo este momento de ser mãe, tenho um filho de 3 anos, e me lembro bem destas sensações, e adoro acompanhar outras futuras mamães, hoje estou tentando uma segunda gravidez, e estou na espectativa!
    Que Deus Abençõe sua família ainda mais!
    Fica com Deus!

    ResponderExcluir