Daisypath Anniversary tickers Lilypie Pregnancy tickers

domingo, 26 de dezembro de 2010

Minha décima quarta semana de gravidez.

26/12/2010 - Começa a nossa décima quarta semana de gravidez, minha barriga está redondinha, e ficando cada vez mais dura. Amanhã temos uma consulta médica, e é bem provável que já conseguiremos ver o sexo dos bebês.

Idade do feto: Semana 12
Tamanho do bebê: A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 80 e 93mm. E ele vai estar pesando quase 25g.
Desenvolvimento do embrião: Suas orelhas estão agora na posição correta, nos lados da cabeça. O pescoço continua a tomar uma forma mais alongada.
Se você vai ter uma menina pode ser interessante saber que no momento ela tem cerca de 2 milhões de óvulos em seus ovários; até o nascimento, ela terá apenas 1 milhão e até que complete 17 anos, ela estará carregando cerca de 200.000 óvulos.


Aparece o lanugo, penugem protetora, em todo corpo do bebê. Olhos e orelhas estão na posição correta. Já tem sobrancelhas e as bochechas e a ponta do nariz começam a aparecer.
Se for menino, a próstata começa a aparecer. Nas meninas, os ovários descem até a pelve.
O coração da mamãe bate mais forte e rápido para bombear o maior volume de sangue.
Seu útero está do tamanho de um abacate.
Mudanças em seu corpo: Não é raro encontrar mulheres que nessa época ainda não mudaram o estilo de suas roupas e continuam a usar suas calças sem fechar o último botão, ou não subindo o zíper até o topo. Pare com isso, aceite o fato de que você está grávida e está na hora de mudar de calças. Use tecidos elásticos, que não apertem sua barriga quando você se senta ou precisa abaixar-se.
Embora ainda levará meses até o nascimento do bebê, os seios já estão se preparando para a amamentação e estão começando a produzir o colostro, líquido que alimentará o seu bebê nos primeiros dias até que o leite materno comece a ser produzido.

Agora falaremos da placenta e do cordão umbilical.
A placenta permite que o embrião não seja expelido pelo organismo da mulher por ser considerado um corpo estranho. Deixa que o bebê faça trocas com o organismo da mãe só de substâncias boas para ele, o que não é boa a placenta não deixa passar. O crescimento intra-uterino depende muito do bom funcionamento da placenta.
O cordão umbilical é constituído de duas artérias e uma veia. Vai do umbigo do bebê até a placenta. As artérias levam o sangue com impurezas do bebê para que faça trocas com o organismo da mamãe. Assim, a veia traz de volta o sangue limpo e rico em nutrientes e oxigênio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário