Daisypath Anniversary tickers Lilypie Pregnancy tickers

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Minha décima semana de gravidez.

Minha décima semana de gravidez chegou.
28/11/2010 - O sono continua grande , se me deixar na cama eu fico por horas. O que incomoda mesmo é o calor que anda fazendo a noite e me deixa meio mole, o jeito está sendo apelar para o ventilador.
Hoje tiramos a primeira foto da minha barriga, que eu acho que está enooooorme.
30/11/2010 - Passei super mal a noite, o calor me incomodou demais, me deu mal estar e muita ânsia.
03/11/2010 - Fiz um ultrasom e vi os babies. Eles estão muito fofos, o bebê 1 e muito ativo, parece uma pulguinha, o bebê 2 é mais calminho, se mexe mas sem pressa.



 
10ª semana
Começa o período fetal. O embrião agora é chamado de feto. Seu comprimento varia de 30 a 42mm e seu peso aproximado é de 5g.
Cerca de 250 mil novos neurônios são produzidos a cada minuto. O coração está pronto. Os olhos deslocam-se para frente e os dedos começam a separação.
Já se passou a fase crítica de malformações congênitas, mas fique sempre atenta, pois drogas e raio-X ainda atrapalham o desenvolvimento do feto.
Através da ultra-sonografia é possível medir a translucência nucal, exame que pode indicar o diagnóstico de Síndrome de Down.
O corpo da mamãe está mais redondo, a glândula tireóide está maior devido ao aumento de hormônios. Isso provoca sensibilidade, irritação e choro fáceis.
Por outro lado, o mal estar como os enjoos e azia diminuem

Mudanças em seu corpo:
Nesse período você pode começar a se sentir mais gorda e pouco atrativa. Não é bem assim, você está aos poucos transformando-se em uma mulher grávida e sim, o seu corpo está tomando formas mais arredondadas.
A gravidez é encarada por cada mulher de forma diferente, para umas é um momento de felicidade imensa, uma benção divina já, para outras, é uma situação que elas terão que aprender a lidar, um desafio. As mudanças no corpo podem fazer a mulher entrar em estado depressivo mas, esses sentimentos vão mudar quando ela começar a pensar no feto que está carregando como um ser humano, uma pessoa. Para algumas mulheres, esse momento acontece imediatamente ao saber do resultado positivo de sua gravidez. Para outras, acontece quando elas conseguem ouvir os batimentos cardíacos, por volta da décima-segunda semana de gestação. E, ainda tem algumas mulheres que precisam de mais evidências para começarem a se sentir grávidas. Isso vem quando elas sentem os primeiros movimentos do bebê dentro do útero, entre a décima-sexta e a vigésima semana de gestação.
Entre as mudanças que podem ocorrer nessa época, está o seu lado emocional. Você pode estar sensível, chorar ou se irritar com facilidade fazem parte de toda gravidez. Tente sempre lembrar, naquelas horas em que você se vê alterada, que isso faz parte dos sintomas da gravidez e que você não está tendo nada de anormal. Procure, no entanto, ser paciente consigo mesma e com as pessoas à sua volta que podem não entender o motivo de suas mudanças emocionais repentinas.








segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Minha nona semana de Gravidez - entrando no terceiro mês

Uau !! Como passa rápido, já estamos entrando no terceiro mês de gravidez.

21/11/2010 - O dia foi bom, somente no jantar tive um mal estar porque a comida estava quente, estou com algum problema em relação a alimentos quentes. A alergia estava terrível hj.
22/11/2010 - A alergia voltou a melhorar depois de ter passado pasta d`água por recomendacao médica, mas em compensação deixou minha pele seca como nunca.
23/11/2010 - Acordei um pouco inchada e minha barriga deu uma mudada radical, está completamente redonda.
25/11/2010 - Finalmente sem alergia, a quantidade de vezes de fazer xixi aumentou, tinha estabilizado e em alguma noites nem levantei, mas agora mudou, tenho que levantar uma ou duas vezes por noite.
26/11/2010 - Somente o calor me deixa mal. Está muito quente e a noite me dá um certo mal estar. Não posso nem sonhar em comer alguma coisa quente que parece que minha pressão desaba. Mas fora isso estou passando muito bem.

3º mês lunar - 9ª semana
Minha Gravidez Semana a Semana
O tamanho do embrião deve ser do tamanho de uma uva, com cerca de 28mm e pesando cerca de 4g.
Ele tem um tamanho desproporcional. Sua cabeça é bem maior em relação ao seu corpo, como seus membros superiores são maiores que seus membros inferiores.
Sua pele é tão fina quanto a pálpebra que cobre seus olhos. O clitóris se forma (caso o bebê seja do sexo feminino), mas ainda não é possível ver o sexo do bebê.
Pescoço está bem desenvolvido assim como suas mãos, pés e orelhas.
As gengivas da mamãe podem dar uma amolecida, os cabelos ficam menos oleosos e a pele mais limpa. As roupas usuais já estão mais apertadas, precisando de novos sutiãs e roupas mais confortáveis.
A partir dessa semana da sua gestação o seu bebê deixa de ser chamado de “embrião” e passa a ser chamado de “feto”, que é uma palavra latina que significa “um jovem”.
O seu feto, ou o seu bebê como prefere chamá-lo, está crescendo cada vez mais, e nessa semana ele já está medindo aproximadamente 2,5 cm, o que pode ser comparado a uma azeitona verde.
Seus nervos e os seus músculos começam a se forma e os órgãos reprodutivos internos tornam-se os testículos caso o seu bebê seja menino e ovários caso seja menina.

Informações orais
As mamães podem apresentar problemas dentários durante a gravidez.
Esses problemas sempre estiveram associados à falta de cálcio no organismo. Hoje se sabe que acontece uma alteração na saliva das gestantes por causa dos hormônios da gravidez que provocam cáries e sangramentos gengivais.

domingo, 14 de novembro de 2010

Minha oitava semana de gravidez

14/11/10  Hoje começa a minha oitava semana de gravidez, o tempo parece estar voando.
Deu 9 da noite eu já estava morrendo de sono. Tive umas colicazinha de leve, bem fraquinha pela manhã, mas depois passou.
15/11/10 Após o jantar tive um enjoo muito chato, dormi no sofá assistindo a novela e quem disse que eu dormi depois a noite???
16/11/10 De novo enjôo após o jantar. Só falta isso virar moda. Minha alergia foi quase embora, falta pouco
17/11/10 Só dá vontade de dormir !!!! Minha alergia parece que passou. No jantar comi salada e morango de sobremesa e não tive aquele enjôo chato, só tenho vontade de comer coisas frias e continuo com aversão a chocolate. Meu marido abriu uma barra de chocolate do meu lado e tive arrepio. Pois é, coisas que só a gravidez explica.

Vida no Ventre Gêmeos:
Parte 2 http://www.youtube.com/watch?v=wv5Uvo8cBOo&feature=BF&list=PLE1C9C3A48BB83C21&index=5

Parte 3 http://www.youtube.com/watch?v=feVJ21eHf6Y&list=PLE1C9C3A48BB83C21&index=6&playnext=1

8ª semana

O embrião chegará a 20mm esta semana e pode pesar quase 3g.
Haverá um rápido crescimento nas próximas semanas. As partes mais importantes já estão formadas, mas ainda não funcionam. Elas ainda crescerão e ficarão mais especializadas.
Formam-se os dentes e músculos faciais. Braços e pernas estão se alongando e os dedos estão visíveis. No caso dos menininhos, o pênis começa a aparecer e o esqueleto a se ossificar.
A mamãe pode sentir dor na parte inferior do seu abdome por causa do crescimento do útero ou de sua contração. O útero cresce, mas ainda não é perceptível por fora.
Enjôos e azias ainda podem aparecer.
Ainda é quase impossível, pelo exame de ultrasom, determinar se você está esperando um menino ou uma menina, mas alguns laboratórios oferecem um exame de sangue que determina o sexo fetal a partir de 8 semanas de gestação, detectando a presença ou ausência de cromossomos Y no sangue da mãe. Esse tipo de exame não costuma ser coberto pelos planos de saúde

Dicas úteis

A boa notícia é que você pode comer 300 calorias a mais por dia para sustentar o bebê. A má é que talvez você não esteja lá com muita vontade de comer.



domingo, 7 de novembro de 2010

Minha sétima semana de gravidez .

Sétima semana de gravidez.

Agora sabendo que são dois bebê os cuidados dobram.
07/11/10 - Hoje eu só dormi, estava tão sonolenta que mal ficava de pé. Não ando sentindo fome, acho que é porque já percebi que assim que como dá um enjoozinho chatinho, que passa rápido, mas é chato.
09/11/10 - Minha alergia piorou e acabei indo ao pronto socorro tomar um anti-alergico
10/11/10 - Nada de especial, somente cansaço
11/11/10 - Super cansaço, parece que a bateria está acabando.
13/11/10 - Alergia diminuindo, mas ainda coça


7 semanas
Tamanho do bebê: Esta semana é uma semana inacreditavelmente rápida em crescimento. No começo da semana, o feto deve estar entre 4 e 5mm. Ao final da semana ele terá crescido até alcançar entre 11 e 13mm. Não é o máximo!
A mãe:
Ainda não há muito o que dizer sobre mudanças no corpo da mãe. Para as outras pessoas, ainda não é possível saber se você está grávida. Mas grandes mudanças estão se aproximando.Desenvolvimento do embrião: O embrião está do tamanho de um grão de feijão. Se você pudesse vê-lo agora, você diria que ele tem uma cabeça enorme em proporção ao seu corpo. Suas características faciais estão se formando, há marcas escuras onde logo serão os olhos e pequenos pontos são notados, onde serão as orelhas.
Glândula pituitária e fibras musculares também estão crescendo. Ainda não dá para ser facilmente ouvido mas, o coração que agora já se dividiu em dois lados, está batendo à 150 batidas por minuto - o dobro que o seu.
Intestinos estão se desenvolvendo e o apendix está presente. O pâncreas, o qual produz a insulina, também já está presente.
Seus primeiros movimentos também ocorrem nesta semana. Mas, infelizmente você vai ter que esperar até o
Segundo trimestre
 para sentí-lo se mexendo.Mudanças no seu corpo: Mudanças estão ocorrendo gradualmente. Algum ganho de peso é comum já nessa época e, para muitas mulheres, a cinturinha já se foi. Se por acaso você não ganhou peso algum e, pelo contrário, perdeu, isso também não é incomum não. Se você está tendo enjôos automaticamente estará comendo menos. Nas próximas semanas no entanto, tudo deve se normalizar.


São gêmeos !!!

Fizemos o ultrasom e para minha surpresa: os dois embrioes que foram transferidos estavam lá. Teremos gêmeos !!!!
Estamos duplamente felizes !!!





quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Mitos e verdades na gravidez

Fiz uma pesquisa na internet para ilustrar os mitos e verdades sobre a gestação. Muitas bobagens são ditas por aí , e muita coisa é sabedoria popular do tempo das nossas avós que são coisas duro de acreditar.


Engordar muito significa que o bebê será grande?Quem engorda muito, normalmente, tem bebê grande sim. Mas essa questão é bastante delicada. Nossos antepassados acreditavam que a gestante deveria ingerir grande quantidade de carboidrato para que o bebê nascesse forte. O que não é verdade. É importante ficar atenta ao diabetes gestacional e manter uma alimentação balanceada.

Ficar sem comer muito tempo piora o enjôo?A gestante não deve ficar muito tempo sem comer por dois aspectos: primeiro porque o estômago vazio secreta ácido, o que aumenta o enjôo; e segundo porque a grávida corre o risco de sofrer de hipoglicemia, o que pode prejudicar o bebê e até mesmo levá-la ao diabetes gestacional.

A gestante ter muita azia significa que o bebê será cabeludo?A azia é resultado da compressão do estômago e do esôfago pelo útero, causada por um refluxo de ácido clorídrico. Portanto, ela tem relação com maus hábitos, como tomar líquido nas refeições, ficar muito tempo sentada, ingerir açúcares e outros irritantes da mucosa do estômago. Resumindo: a azia nada tem a ver com o crescimento do cabelo do feto.
Dica: Levantar a cabeceira da cama, mesmo com o auxílio de travesseiros, pode ser uma boa solução, assim como não ingerir refrigerantes

Comer chocolate antes da ultrassonografia ajuda na hora de ver o sexo do bebê?Não existe qualquer relação de que seja mais fácil para quem come chocolate ver ou não o sexo do bebê durante a ultra-som.

O formato da barriga diz qual o sexo da criança?Barriga redonda ou pontuda não têm relação alguma com o sexo do bebê. Esse assunto continua desafiando o ser humano.

A diminuição de pêlos na gestante significa que ela terá uma menina? A redução de pelos, em algumas gestantes, tem relação direta com o metabolismo hormonal da gravidez e não com o sexo da criança.

Comer bolacha água e sal alivia o mal-estar e a salivação?O sal e a bolacha podem ajudar no mal-estar digestivo, assim como muitos outros alimentos frios, não gordurosos. É importante que a gestante experimente o que lhe faz bem. Todas as sugestões são bem aceitas.

Chupar limão combate o enjôo?A saliva da grávida pede alimentos ácidos e temperos fortes, por isso o limão é bem visto. Porém, é preciso ter cuidado com o excesso de ácidos, em caso de gastrite e aftas.

Comer chocolate durante a gestação provoca cólicas no bebê?Chocolate realmente provoca cólicas. Porém, isso ocorre no recém-nascido, e não no feto. Portanto, durante a gestação é liberado. Quem amamenta é que não deve ingerir chocolate, coca-cola e café, alimentos nocivos ao aparelho digestivo dos bebês.

Se os desejos da grávida não forem realizados, a criança pode nascer com algum sinal? Não há nenhuma relação entre desejos e marcas nos recém-nascidos. Os desejos que ocorrem na gestação são resultado de necessidades no organismo, como a deficiência de algumas vitaminas, cálcio, etc.
Dica: antes de cada refeição, feche os olhos por 30 segundos e senta qual alimento gostaria de comer. Fatalmente, virá à sua mente o alimento certo para aquela ocasião.

A mudança da lua influencia no parto?A lua influencia nosso planeta a todo instante, como nas marés e correntes oceânicas, por exemplo. A lua cheia está associada à hipertensão, devido ao aumento de líquido que circula pelo corpo. É nela que ocorre o maior número de rotura de bolsas amnióticas e edemas nas gestantes. Já na lua minguante tudo diminui. Nela, existem mais abortos e, nas gestações em fase final, mais facilidade para redução do líquido amniótico.
Dica: verifique em qual lua aconteceu a concepção. Ela será a lua do parto e, em todas as passagens dela você sentirá mais desconforto.

Você precisa se livrar de seu gato se estiver grávida?Mito. Os gatos de origem doméstica, que não circulam pelas ruas, têm uma pequena chance de transmitir a toxoplasmose. Se seu gato for ''vagabundo'', é melhor pesar o risco-benefício.
 É preciso passar bucha nos mamilos para não racharem?Verdade. Mas isso é muito antigo e causa dor. Hoje, há produtos à venda em farmácias que protegem os seios de possíveis rachaduras.

Pele de grávida mancha se ficar exposta ao solVerdade. Principalmente para quem tem pele clara. Depois da gestação pode ser bem difícil remover essas manchas, por isso é importante o uso de protetor solar.

Se existir um risco preto na barriga, vai ter um bebê bem moreno?Mito. Toda gestante tem um risco preto na barriga desde a púbis até quase o estômago, que se chama Linha Nigra. Quanto mais morena for, mais escura fica essa linha, pois ela decorre do depósito de melanina nessa região. Por isso, é bom evitar tomar sol na barriga durante a gravidez, porque isso dificultará o clareamento dessa linha depois do parto.

Seu cabelo voltará ao normal?Verdade. O efeito da gestação nos cabelos é imprevisível. Algumas mulheres que têm cabelo liso ficam com eles mais ondulados. E vice-versa. E não adianta muito tentar tratá-los nessa fase, melhor aceitar a mudança. Depois do parto, você vai ter uma grande queda dos fios de cabelo, devido à baixa de hormônios. Mas, dentro
de um ano, tudo deve voltar ao normal.

Grávidas sentem mais calor?VERDADE - As gestantes sentem mais calor por conta do aumento do metabolismo. Com a chegada dos dias quentes de verão, a grávida também transpira mais, facilitando a perda líquidos e sais minerais.

As grávidas precisam comer por dois?MITO - A alimentação da mulher durante a gravidez tem inúmeras finalidades, entre elas manter a gestante saudável, contribuir para a formação adequada do feto e armazenar nutrientes para a fase da amamentação. Sendo assim, a alimentação da gestante deverá ter mais qualidade do que quantidade: um pequeno aumento calórico e uma boa modificação nos nutrientes garantirão o equilíbrio nutricional ideal

A prática sexual pode prejudicar o bebê?MITO - Após as primeiras consultas, o obstetra terá condições de liberar, ou não, a gestante para a prática de relações sexuais. De acordo com estudos, durante o ato sexual ocorre o aumento do fluxo sanguíneo na região da bacia e isso aumenta a oxigenação fetal. Já no momento do orgasmo, ocorre uma liberação de endorfinas que ultrapassam a barreira placentária, promovendo uma sensação de bem-estar no feto.

A gestante não deve praticar exercícios físicos?MITO - Após a realização de uma avaliação médica completa e desde que a grávida esteja livre de fatores de risco, a atividade física é aconselhável durante a gestação. Os exercícios mais indicados são os de baixo impacto como caminhadas, yoga, natação e hidroginástica.

A mulher deve comer bastante canja e canjica, e beber cerveja escura para ter mais leite?
Mentira. O que aumenta a produção de leite é beber muita água além de amamentar, porque quanto mais o bebê mama, mais leite você vai ter.


Amamentar emagrece?
Verdade. Fabricar leite exige um alto gasto calórico do organismo e ajuda a eliminar a água retida no organismo, o que ajuda a emagrecer.


Se a grávida sangrar é porque está perdendo o bebê?
Meia-verdade. Qualquer perda de sangue é sinal de alerta, e você deve correr para o médico. Mas é bom saber que 30% das grávidas têm sangramentos no primeiro trimestre e, na maioria das vezes, não é sinal de aborto. No início da gestação, eles podem acontecer por causa da implantação do embrião no útero. No último trimestre, a perda de sangue pode ser sinal de descolamento da placenta, uma situação mais grave, ou simplesmente estar relacionado a pequenos rompimentos de vasos do colo do útero, inofensivos.


Comer raspas de panela e alimentos grudentos torna o trabalho de parto mais difícil?
Mito. Essa idéia não tem pé nem cabeça. O trabalho de parto é mais fácil quando a mãe se preparou física e psicologicamente. Há muitos motivos para ter dificuldades, de tensão à inversão da posição do bebê na barriga. Mas nenhum deles é causado pelo seu mingau.


Mulher grávida não faz exame preventivo?
Mentira. Também chamado de papanicolau, esse exame previne o câncer de colo de útero e deve fazer parte do pré-natal. Como o útero está mais frágil nessa fase, o exame é feito com mais cautela pelo médico.



Se a grávida soprar a nuca do marido quando ele está dormindo, passa os enjôos para ele.  (ESSA É ÓTIMA!!! HE HE HE)Mentira. Os enjôos são causados pela revolução dos hormônios no corpo da mulher. Seria ótimo dividir os desconfortos com o pai da criança, mas enjôos não são transferíveis.

É arriscado fazer sexo durante a gravidez, porque o pênis incomoda o bebê.Mentira. Se a gestação é saudável, não há porquê não manter uma vida sexual ativa. Não há perigo de machucar o bebê: ele está bem protegido na barriga, dentro da bolsa d água, e não vai sentir nada. O sexo só deve ser evitado se houver problemas com a gravidez, como descolamento da placenta e pressão alta se for o caso, o médico vai avisar

Se a grávida carregar chaves ou medalhas no pescoço, a criança nasce com marcas na pele.
Mentira. Não há nenhuma relação entre as bijuterias que você usa e a pele do seu bebê. Manchas e sinais são causados por determinação genética e, em alguns raros casos, por causa de doenças ou medicamentos tomados durante a gestação


Grávidas não devem passar por baixo de cercas e varais, senão o cordão umbilical enrola no pescoço do bebê.  Essa é muito boa também !!! hehehe
Mentira. Esse problema é causado pela movimentação do bebê no ventre, e não da mãe. Se for o caso, será diagnosticado pelo médico quando a hora do parto se aproximar, e pode ser necessário fazer uma cesárea.



Durante a gravidez os dentes ficam mais frágeis e tendem a formar cáries? Está comprovado que costuma haver um aumento na formação de cáries durante a gestação, mas por outros motivos: "Costuma ocorrer porque a mulher tende a comer mais e em horários fora das refeições, esquecendo, muitas vezes, de escovar os dentes logo em seguida", esclarece Luciano. "No entanto, se houver cuidados adequados com a higiene bucal, não haverá problemas", completa o especialista.

 Se a mulher não comer o que tem vontade, o bebê nascerá com uma marca parecida com a comida?
"Não há nenhuma relação entre desejos e marcas nos recém-nascidos. Eles são resultados de necessidades no organismo, como a deficiência de algumas vitaminas, cálcio etc", garante Patrícia. "Portanto, um desejo acentuado de gorduras pode indicar uma deficiência no consumo ou no aproveitamento orgânico da gordura consumida", exemplifica a nutricionista.